Edit page

Engenharia de Sistemas

Sistemas

Um sistema é um artefacto criado pelo Homem, constituído por partes que interagem entre si. Estes existem de modo a satisfazer um ou mais objetivos definidos pelos stakeholders, que manifestam interesse no sistema consoante os seus concerns. Assim sendo, diz-se que um sistema não é algo que simplesmente existe, mas que emerge conceptualmente através do satisfazer dos interesses dos stakeholders.

Sistema

Os sistemas estudados em AMS caracterizam-se por serem formados por um conjunto de entidades que podem ser software, hardware, pessoas, negócios e procedimentos. Mais concretamente, estes sistemas são sociotécnicos (constituídos por pessoas, processos e tecnologia) e complicados (constituídos por um grande número de diferentes entidades).

Vários sistemas encontram-se na natureza, como os ecossistemas, o sistema respiratório humano ou o sistema solar. Outros sistemas dizem-se artificiais como, por exemplo, um avião comercial.

No estudo de um sistema, o dito sistema alvo ou universo do discurso, a fronteira separa-o dos sistemas envolventes, chamados enabling systems. Se considerarmos o sistema solar como sistema alvo, podemos considerar o sistema gravítico como enabling system. A fronteira é um conceito relativo aos interesses dos stakeholders.

Engenharia de Sistemas

A engenharia de sistemas é definida como a atividade que potencia a criação de sistemas bem sucedidos. Esta atividade inclui o desenvolvimento de software, bem como outras atividades como a criação e documentação de requisitos do sistema.

Tarefas da Engenharia de Sistemas

Sistema de Informação

Um sistema de informação é um sistema de processamento de informação que, interagindo com uma organização de recursos humanos, técnicos e financeiros (entidades sociotécnicas), fornece e distribui informação, satisfazendo as necessidades da organização.

Sistemas de Sistemas (SoS)

Muitas vezes, os sistemas são constituídos por outros sub sistemas. O sistema apenas funciona quando todos os seus sub sistemas funcionam de forma coordenada.

Modelos

Um modelo corresponde a uma representação do sistema. Este é mais simples do que o sistema que representa, sendo uma abstração deste. O modelo é útil pois permite fazer previsões e inferências e ajuda a comunicar e perceber o sistema que representa, nomeadamente aos stakeholders.

Tipos de Modelos

Um modelo conceptual corresponde a um modelo metafísico. Os modelos filosóficos, políticos e científicos (como a matemática) tratam-se de modelos conceptuais.

Um modelo físico corresponde a um modelo com representação física. Um modelo físico, por ele próprio, pode ser um sistema. Uma maquete trata-se de um modelo físico.

Um modelo caixa branca revela as componentes do sistema e como elas interagem entre si (como um carro para um mecânico), enquanto que um modelo caixa preta apenas representa a funcionalidade do sistema (como um carro para um condutor).

Vistas e Pontos de Vista

Dependendo do ponto de vista, é possível produzir vários tipos de modelos. A estrutura diz às entidades do sistema e como estas se organizam entre si: "Um carro é constituído por rodas, motor e luzes". O comportamento diz respeito às ações que ocorrem no sistema: "O vendedor vende roupa ao cliente."