Introdução à Gestão

Conceitos Fundamentais sobre Gestão

Gestão é o processo que visa atingir as metas e os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz (menor custo possível).

Eficácia =/{=}\mathllap{/\,} Eficiência

  • Eficácia: Grau com que uma organização atinge os seus objetivos.

  • Eficiência: Quantidade/ valor dos recursos utilizados para atingir os objetivos.

    Exemplo

    1. Um carro pode ser uma forma de transporte muito eficaz, capaz de mover as pessoas para lugares específicos. Porém, um carro pode não ser o modo mais eficiente de transporte devido ao grande gasto de combustível.
    2. A eficiência no local de trabalho pode ser definida como o tempo necessário para fazer algo. Funcionários/gerentes eficientes completam as tarefas no mínimo tempo possível.
    3. Um empregado eficaz alcança as suas metas, enquanto um empregado eficiente produz de uma forma rápida e inteligente.

Funções da Gestão

Gestão é o processo que visa atingir as metas e os objetivos de uma organização, de forma eficiente, através de 4 grandes funções (POLC)

  • Planeamento: Definição de metas/objetivos das tarefas e recursos necessários para as/os atingir.

    • Abrange a Gestão Estratégica e Marketing.
  • Organização: Forma como se pretende desenvolver a atividade preparada.

    • Implica a definição da Estrutura Organizacional.
  • Liderança: Dirigir, influenciar e motivar os membros da organização.

    • Está associada à Gestão de Recursos Humanos.
  • Controlo: Monitorização das atividades e das pessoas e verificação se os objetivos estão a ser atingidos.

    • Engloba nomeadamente a Análise da Informação Financeira.

Definição de Organização

Empresas cujo objetivo principal não é o lucro, mas, em primeiro lugar, prestar um serviço público (subsidiadas pelo Estado).

Exemplos de Organizações

  1. Empresas (fins lucrativos)
  2. Universidades (fins de benefício social-públicas)
  3. Hospitais (benefício social, hospitais públicos)
  4. Fundações (benefício social, cultural, ONGs, ... )
  5. Partidos Políticos

Competências de um Gestor

Management Level

  • Conceptuais: Capacidade de ver a organização e entender as suas componentes, estabelecendo as relações entre elas e pensando estrategicamente sobre a sua gestão. Fundamental na gestão de topo.

  • Humanas: Capacidade de trabalhar com os outros individualmente ou em equipa. Fundamental na gestão de topo e intermédia.

  • Técnicas: Domínio de tarefas específicas. Têm menor peso na gestão de topo.

Exemplo

Um aluno de LEIC foi contratado por um professor para trabalhar na RNL. Este deve ser capaz de trabalhar com os restantes monitores de modo a uma boa convivência da equipa e uma boa divisão das tarefas propostas (Competências Conceptuais e Humanas), mas a razão principal da sua contratação é o facto de este ser ótimo a realizar projetos em Java, algo que realizará frequentemente (Competências Técnicas). Apesar do professor saber mexer em Java, este está mais focado na gestão eficiente dos seus laboratórios, sabendo o que os seus monitores fazem e propondo um bom ambiente de trabalho (Competências Conceptuais). Quando o professor precisa de preparar um laboratório, pede ao monitor que o faça.

Hoje em dia, para além destas competências mais clássicas existem ainda outras novas competências que, relacionadas com a forma como se executam tarefas, a adaptação das pessoas a novas ambientes e a necessidade de mudança, são elas:

  • Liderança Partilhada
  • Delegação de Poderes
  • Estabelecimento de Relações de Colaborações
  • Construção de Equipas
  • Aprendizagem