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Economia: Ambiente e Alterações Climáticas

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Alterações Climáticas

É de consenso geral que nos temos de preocupar com as alterações climáticas. No entanto, este é um problema com o qual é particularmente difícil de lidar, dado que:

  • Limitar as emissões de CO2\op{CO}_2 não é suficiente. As emissões são uma variável fluxo, enquanto queremos diminuir a variável stock
  • Pode não ser facilmente reversível (ou até mesmo irreversível)
  • Requer cooperação global, entre vários países
  • Existem conflitos de interesse, tanto entre países como entre gerações
  • O worst-case scenario é catastrófico

Tal como referido, o maior obstáculo à redução do impacto no clima são os conflitos de interesse, dado que os custos de redução não são igualmente partilhados por toda a sociedade.

O princípio do poluidor-pagador (pulluter pays principle) consiste exatamente no que o nome sugere; quem polui paga. Na prática, isto nem sempre é possível, tanto porque questões de justiça (e.g. casos onde quem polui mais são os mais desfavorecidos por não terem outras opções) ou por questões de eficiência (e.g. não é possível controlar quem está a poluir, tornando-se mais fácil o uso de subsídios/impostos).

Políticas de Redução

Como forma de combater as alterações climáticas, pode-se instaurar políticas de redução (abatement policies). A escolha destas políticas depende de vários fatores, entre os quais o valor dado ao meio ambiente (pelos cidadãos, por exemplo) e os custos dessa redução.

Existem dois tipos de políticas de redução:

  • Políticas baseadas no preço, isto é, utilizam impostos e subsídios para influenciar os custos da poluição. Assim, internalizam os efeitos externos da poluição.
  • Políticas baseadas na quantidade, isto é, proíbem-se (bans) certas ações, instauram-se limites (caps) e/ou regulação.

Cap and Trade

Um sistema Cap and Trade combina ambos os tipos de políticas (baseadas no preço e na quantidade). O Governo impõem o limite máximo de poluição, criando depois licenças que são vendidas (ou, frequentemente, leiloadas) às empresas para poderem poluir. À medida que o limite máximo de poluição vai diminuindo, o preço das licenças aumenta.

As empresas podem também vender e comprar as licenças entre si, criando assim um mercado.