Edit page

Análise de Dados

Para o estudo futuro de vários algoritmos de aprendizagem, são necessários alguns conceitos de probabilidade e estatística.

Variáveis

Na tarefa da análise de dados, podemos lidar com uma ou mais variáveis. Estas variáveis podem ser categóricas ou qualitativas (como a classe de uma observação), ou podem ser numéricas, descrevendo quantidades. Este último tipo de variáveis subdivide-se em variáveis contínuas e variáveis discretas.

As variáveis contínuas podem ser tornadas em variáveis discretas através de um processo de discretização (por exemplo, transformar alturas em intervalos de alturas).

Exploração de Dados

Esta é uma etapa essencial para conhecer e aprender através do conjunto de dados. Algumas métricas importantes para variáveis categóricas são a moda, frequência e probabidade. Dados numéricos podem ser representados e estudados através de um histograma, através dos quantis, e funções de probabilidade.

O processo de fitting corresponde à aprendizagem de parâmetros de uma função de probabilidade através do conjunto de dados.

Estatística para Uma Variável

Métricas de Localização

As métricas de localização permitem-nos localizar os dados. Tais métricas incluem a média, moda, média harmónica e a média aparada (que corresponde à média da amostra, descartando algumas das observações dos extremos da função de probabilidade).

meˊdia harmoˊnica=ni=1n1xi\text{média harmónica} = \frac{n}{\sum\limits_{i=1}^{n} \frac{1}{x_i}}

Métricas de Dispersão

As medidas de dispersão quantificam a variabilidade presente nos dados. Definimos o desvio padrão como a raíz quadrada da variância. Ao quantificar a variabilidade da amostra, é comum sobreestimar a variabilidade, pois não é possível conhecer toda a população.

σpopulac¸a˜o=1ni=1n(xixˉ)2\sigma_{\text{população}} = \sqrt{\frac{1}{n} \sum_{i=1}^{n}(x_i - \bar{x})^2}
σamostra=1n1i=1n(xixˉ)2\sigma_{\text{amostra}} = \sqrt{\frac{1}{n-1} \sum_{i=1}^{n}(x_i - \bar{x})^2}

Outliers

Os outliers correspondem a observações que tomam valores incomuns. As métricas da média e da variância são são baseadas em médias, pelo que são sensíveis à presença de outliers nos dados.

De modo a detetar a presença de outliers, é comum utilizar a métrica do intervalo interquartil (interquartile range), definida como a diferença entre o maior valor presente o terceira quartil e o menor valor do primeiro quartil.

IQR=maxx{Q3}minx{Q1}\text{IQR} = \max_{x}\{Q_3\} - \min_{x}\{Q_1\}

As observações que não pertencem ao intervalo abaixo são consideradas outliers.

[Q11.5×IQR,Q3+1.5×IQR][Q_1 - 1.5 \times \text{IQR}, Q_3 + 1.5 \times \text{IQR}]

Os diagramas de caixa (boxplots) são úteis para visualizar a presença de outliers.

Estatística para Várias Variáveis

Ao tratar mais do que uma variável, o interesse está em descobrir qual a correlação entre cada par de variáveis. Se duas variáveis estiverem altamente correlacionadas, estamos perante variáveis redundantes. Assim, escolhemos a variável com a maior variabilidade, pois possui maior poder discriminativo.

Covariância

A covariância permite descrever a relação entre um par de variáveis.

Covpopulac¸a˜o(X,Y)=i=1n(xixˉ)×(yiyˉ)n\op{Cov}_{\text{população}}(X, Y) = \frac{\sum\limits_{i=1}^{n}(x_i - \bar{x}) \times (y_i - \bar{y})}{n}
Covamostra(X,Y)=i=1n(xixˉ)×(yiyˉ)n1\op{Cov}_{\text{amostra}}(X, Y) = \frac{\sum\limits_{i=1}^{n}(x_i - \bar{x}) \times (y_i - \bar{y})}{n-1}

Correlação de Pearson

O coeficiente de correlação de Pearson permite quantificar a correlação linear entre duas variáveis. É de notar que as variáveis têm de ser numéricas e o coeficiente é apenas capaz de identificar correlações lineares. Mesmo que as variáveis estão correlacionadas de outra forma (por exemplo quadraticamene), o coeficiente não é capaz de capturar esta correlação.

r=Cov(y1,y2)σ(y1)×σ(y2)r = \frac{\op{Cov}(y_1, y_2)}{\sigma(y_1) \times \sigma(y_2)}

O valor de rr varia no intervalo [1,1][-1, 1]. Um sinal positivo indica uma correlação direta (se o valor de y1y_1 aumenta, o valor de y2y_2 também aumenta) e um sinal negativo indica uma correlação inversa (se o valor de y1y_1 aumenta, o valor de y2y_2 diminui). O valor nulo indica que as duas variáveis não estão relacionadas.

Rank de Spearman

A métrica do rank de Spearman permite avaliar a correlação (não apenas linear) entre duas variáveis.

É calculado o rank de cada uma das variáveis, sendo de seguida calculada o coeficiente da correlação Pearson dos ranks calculados.

O cálculo dos ranks começa pela ordenação crescente dos valores da variável. De seguida, é atribuído um rank a cada valor, de forma sequencial. Se existirem valores repetidos, o rank desse valor será a média das posições que os valores ocupam.

Exemplo

y1 1 3 3 5 7 7 7 9 10
rank 1 2.5 2.5 4 6 6 6 8 9

No exemplo acima, o valor 3 vê-se repetido nas posições 2 e 3. Como tal, este recebe um rank de 2+32=2.5\frac{2 + 3}{2} = 2.5. De forma semelhante, o valor 7 vê-se repetido nas posições 5, 6 e 7. Como tal, recebe um rank de 5+6+73=6\frac{5 + 6 + 7}{3} = 6.